Dicas de Viagem

PLANEJAMENTO

Mala perdida, gasto de dinheiro além do previsto e muita confusão, sempre acabam dando "dor de cabeça" durante uma viagem, que deveria ser prazerosa. Seguem algumas dicas que podem facilitar a vida de todos, principalmente daqueles que sem planejamento sempre acabam tendo problemas ao viajar.


Gastos:

Antes de fazer as malas, faça as contas. Coloque numa lista, se possível bem detalhada, o quanto pretende gastar com cada item de sua viagem, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e outros serviços que pretende usar, como táxi e guia turístico. Nunca se esqueça de colocar na contabilidade os valores, se souber, dos passeios que pretende fazer. Assim, sabendo do gasto esperado você estará prevenindo para poder comprar aquela lembrança indispensável, por exemplo.


Segurança e confiança:

Antes de comprar um pacote de viagem, ou mesmo colocar o pé na estrada, é recomendável fazer seguro de viagem, isso irá garantir passeios mais tranquilos. Ademais, nunca se esqueça de levar alguns pequenos itens básicos na bolsa, como sapatos confortáveis e resistentes e bolsas adaptadas para vários tipos de situação, isso porque calçados e bagagem estão no topo dos problemas gerados em viagens, independente do lugar.


Evite exageros:

Não é nenhum crime comprar uma lembrança ou jantar num local um pouco mais caro, porém, nunca se esqueça que isso apenas encarece o passeio e pode ocasionar desconforto quando há excesso de peso na bagagem, já que você terá que pagar pelo peso extra. Além disso, lembre-se, o cartão de crédito é seu melhor amigo, aceito em muitas lojas, porém, toda amizade tem um lado negativo, você nem sempre sabe quanto está gastando, por isso, seja cauteloso nos gastos. Não se esqueça do planejamento!


Dinheiro:

Como já dito, o cartão de crédito é seu amigo, use-o com sabedoria. É recomendado que se evite andar com dinheiro, primeiro porque evita problemas como roubos e em segundo porque é mais difícil de guardar do que um simples cartão. Assim, com cuidado e muita ponderação, use o cartão em substituição ao dinheiro que pretendia levar.

 

SEGURANCA

É necessário adotar um conjunto de medidas para diminuir as chances de assalto. Cuidados como suspender assinaturas de jornais e revistas enquanto a pessoa estiver fora para evitar que se acumulem correspondências na soleira da porta, desligar água e gás e combinar com alguém de confiança para limpar a frente da casa são essenciais. Evitar espalhar a viagem também ajuda. No caso de moradores de apartamentos, existem ainda outras medidas específicas:

  • A chave do apartamento não deve ficar na portaria e sim com algum vizinho. Se alguém for trabalhar no local, tem que se identificar na portaria.

Medidas para viajar tranqüilo:

  • Avise os vizinhos do lado, deixe chinelos na soleira da porta e coloce um carro na garagem. Também deixe uma luz fraca ligada na parte de trás da casa.

Segundo os especialistas, o momento crítico para roubos e furtos ocorre duas semanas antes do Natal. Como são comuns viagens nesta época do ano, Victor Saeta, vice-presidente da Sesvesp (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo), ressalta que os moradores, principalmente de prédios, precisam afinar a comunicação:

  • Precisa haver entrosamento entre os seguranças e os condôminos. Os moradores não podem reclamar de ter que identificar um convidado, por exemplo. Para evitar um assalto você tem que prever a ação dos assaltantes e o condômino pode ser a chave para eles entrarem no prédio.

Confira abaixo algumas dicas para aumentar a segurança de sua residência:

  • Não comente sua viagem com desconhecidos.
  • Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem.
  • Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas. Peça que ele abra e feche janelas, regue jardins, entre com um carro na garagem.
  • Desligue a campainha. Assim, quem tocar ficará em dúvida se há alguém em casa.
  • Não deixe joias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.
  • Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar o acesso ao local em caso de emergência.

 

Dicas de Praia
Quando estiver na praia...
Ao Ar Livre
Cuidados em atividade ao ar livre...
Finalista Viagem e Turismo
Bombinhas Finalista no Prêmio Viagem e Turismo...
Desenvolvido por Artes do Sul